Formação de enfermeiros no brasil: compreensão histórica de seus alicerces Report as inadecuate




Formação de enfermeiros no brasil: compreensão histórica de seus alicerces - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.



Delineou-se, por meio desta reflexão, um recorte temporal do processo de ensino sistematizado de enfermagem no Brasil, no período entre as Crises da República Velha à do Regime Militar 1917 a 1979. Objetivou contribuir com a discussão acerca da história do desenvolvimento da prática e do ensino da enfermagem no Brasil. Em 1923, quando enfermeiras americanas fundaram a primeira escola, surgira o ensino superior de enfermagem no Brasil. Não diferente das iniciativas de até então, como na formação do corpo de enfermagem da Cruz Vermelha, o Sistema Nightingale implantado nas escolas, usava principalmente o espaço hospitalar para formação. Até 1950, a intensificação da industrialização refletiu na educação brasileira, quando se priorizou a quantidade acima da qualidade. Com o Golpe Militar, a academia iniciou ruptura do modelo hegemônico de ensino. Esta reflexão contribui para o debate acerca do ensino da enfermagem no País, ao visualizar-se o -novo- desenho constituído atualmente, diante da necessidade de mudanças no estilo de formação para as novas e velhas necessidades de saúde.

Tipo de documento: Artículo - Article

Palabras clave: educação superior, educação em enfermagem, história da enfermagem, enfermería, educación





Source: http://www.bdigital.unal.edu.co


Teaser



av.enferm., XXX (3): 135-142, 2012 Artículo de revisión de tema Formação de enfermeiros no Brasil: compreensão histórica de seus alicerces* Formación de enfermeros en el Brasil: comprensión histórica de sus fundamentos Nursing education in Brazil: historical understanding of its foundations Tiago José Silveira Teófilo**, Fabiane do Amaral Gubert***, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto**** Resumo D elineou-se, por meio desta reflexão, um recorte temporal do processo de ensino sistematizado de enfermagem no Brasil, no período entre as Crises da República Velha à do Regime Militar (1917 a 1979).
Objetivou contribuir com a discussão acerca da história do desenvolvimento da prática e do ensino da enfermagem no Brasil.
Em 1923, quando enfermeiras americanas fundaram a primeira escola, surgira o ensino superior de enfermagem no Brasil.
Não diferente das iniciativas * Observação: Texto inédito.
Tiago José Silveira Teófilo participou das etapas de construção do manuscrito; Fabiane do Amaral Gubert e Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto contribuíram com revisão e aprofundamento. ** Enfermeiro.
Mestrando em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professor da Escola de Saúde Pública do Ceará, tiago.teofilo@esp.ce.gov.br, tiagojosest@gmail. es, Fortaleza, Ceará, Brasil. *** Enfermeira.
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFC; fabygubert@hotmail.com, Fortaleza, Ceará, Brasil. **** Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará.
Professor do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Secretário da Saúde de Cariré – Ceará, rosemironeto@gmail.com, Cariré, Ceará, Brasil. Recibido: 01-11-2010 Aprobado: 10-08-2012 de até então, como na formação do corpo de enfermagem da Cruz Vermelha, o Sistema Nightingale implantado nas escolas, usava principalmente o espaço hospital...






Related documents