Uma dicção poética luso-brasileira: sophia, cecília meireles, joão cabral, murilo mendes e manuel bandeira Report as inadecuate




Uma dicção poética luso-brasileira: sophia, cecília meireles, joão cabral, murilo mendes e manuel bandeira - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.



O que se pretende demonstrar neste artigo é o encadeamento poético-literário que resulta de uma feliz atitude comparatista entre poetas luso-brasileiros. A partir da convergência desses textos demonstra-se a inequívoca interação entre autores e obras. Assim, a relação literária encontrada entre a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e os poetas brasileiros Cecília Meireles, Manuel Bandeira, João Cabral e Murilo Mendes será suficientemente ilustrada pelos testemunhos dos encontros poéticos ou simplesmente sociais e a troca amiúde e mútua de poemas e ensaios. É necessário levar em conta, portanto, uma correspondência poética e afetiva que, em virtude da inscrição em seus poemas, tornou-se imortal. Por essa razão, a palavra-chave deste trabalho é -influência-. Nosso objetivo principal é identificar uma permanente influência cultural e literária recíproca entre esses autores, o que trouxe contribuições para ambas as culturas., O que se pretende demonstrar neste artigo é o encadeamento poético-literário que resulta de uma feliz atitude comparatista entre poetas luso-brasileiros. A partir da convergência desses textos demonstra-se a inequívoca interação entre autores e obras. Assim, a relação literária encontrada entre a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e os poetas brasileiros Cecília Meireles, Manuel Bandeira, João Cabral e Murilo Mendes será suficientemente ilustrada pelos testemunhos dos encontros poéticos ou simplesmente sociais e a troca amiúde e mútua de poemas e ensaios. É necessário levar em conta, portanto, uma correspondência poética e afetiva que, em virtude da inscrição em seus poemas, tornou-se imortal. Por essa razão, a palavra-chave deste trabalho é -influência-. Nosso objetivo principal é identificar uma permanente influência cultural e literária recíproca entre esses autores, o que trouxe contribuições para ambas as culturas.

Tipo de documento: Artículo - Article





Source: http://www.bdigital.unal.edu.co


Teaser



Maria da Conceição Oliveira Guimarães Literatura: teoría, historia, crítica · Vol.
15, n.º 1, enero - junio 2013 · ISSN 0123-5931 (impreso) · 2256-5450 (en línea) · pp.
35-66 Universidade Estácio de Sá – Brasil mcoguimaraes@gmail.com O que se pretende demonstrar neste artigo é o encadeamento poético-literário que resulta de uma feliz atitude comparatista entre poetas luso-brasileiros.
A partir da convergência desses textos demonstra-se a inequívoca interação entre autores e obras.
Assim, a relação literária encontrada entre a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e os poetas brasileiros Cecília Meireles, Manuel Bandeira, João Cabral e Murilo Mendes será suficientemente ilustrada pelos testemunhos dos encontros poéticos ou simplesmente sociais e a troca amiúde e mútua de poemas e ensaios.
É necessário levar em conta, portanto, uma correspondência poética e afetiva que, em virtude da inscrição em seus poemas, tornou-se imortal.
Por essa razão, a palavra-chave deste trabalho é “influência”.
Nosso objetivo principal é identificar uma permanente influência cultural e literária recíproca entre esses autores, o que trouxe contribuições para ambas as culturas. Palavras-chave: Sophia de Mello Breyner; poesia; literatura brasileira; literatura portuguesa; dicção; influência. 35 Artículo de reflexión.
Recibido: 16-11-12; aceptado: 01-03-13 Uma dicção poética luso-brasileira: Sophia, Cecília Meireles, João Cabral, Murilo Mendes e Manuel Bandeira Maria da Conceição Oliveira Guimarães Este artículo busca dar cuenta del encadenamiento poético-literario que resulta de una feliz actitud comparatista entre poetas lusobrasileños.
El estudio se centra en la relación literaria encontrada entre la poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen y los poetas brasileños Cecília Meireles, Manuel Bandeira, João Cabral y Murilo Mendes, ilustrada por los testimonios de los encuentros poéticos o sim...






Related documents