La méthode. Reportar como inadecuado




La méthode. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.



Paris: Éditions du Seuil, 2008. 2.500 pp.

Tipo de documento: Artículo - Article





Fuente: http://www.bdigital.unal.edu.co


Introducción



[19 0] reseñas 1.2 - A ação A constelação de temas a serem tratados no presente capítulo aglutina-se em torno da resposta à relação operante entre o atuar racional e a posição moral.
Para Quante (193) não há necessariamente em Hegel um comprometimento entre o conceito de ação e a assunção de um compromisso moral.
Ainda segundo Quante (192-193) é o conceito de autonomia que conecta a liberdade subjetiva à posição moral e não o conceito de ação (Handlung). Acerca deste ponto Quante nos diz que: “A tese com que se encerra esta investigação sobre o conceito hegeliano de ação é a seguinte: o conceito hegeliano de ação não implica a presença de uma posição moral do agente, se bem que seu conceito de autonomia, este sim, implica uma posição moral do agente” (203). Para Quante (211) as ações em Hegel são exteriorização da vontade subjetiva capazes de serem reconhecidas pelos agentes como eventos passíveis de uma perspectiva-descrição na qual o agente compreende sua atividade como resultada da eleição de um fim livremente estatuído.
Então, neste escopo a ação implica um dúplice movimento de eleição e inibição.
Inibição dos instintos e determinação da vontade, adscrição e autodeterminação. em língua espanhola e portuguesa, ao mesmo tempo em que abrirá uma nova recepção de estudos sobre Hegel, notadamente da seção dos Princípios de Filosofia do Direito menos visitados pelos hegelianistas, a Moralidade. Bibliografia Hegel, G.
W.
F.
Grundlinien der Philosophie des Rechts.
Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1970. Hegel, G.
W.
F.
Principios de la filosofía del derecho o derecho natural y ciencia política, Vermal, J.
L.
(trad.).
Buenos Aires: Ed.
Sudamericana, 1975. Hegel, G.
W.
F.
Filosofia do Direito, Meneses, P., Bavaresco, A.
e outros (trads.).
São Paulo: UNISINOS - UNICAP - LOYOLA, 2010. Hegel, G.
W.
F.
Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio, t.
III. Meneses, P. (trad.). São Paulo: Loyo...






Documentos relacionados