Aspectos sociais e tecnológicos das atividades de inovação Reportar como inadecuado




Aspectos sociais e tecnológicos das atividades de inovação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lua Nova 2006, 66

Autor: Thales Andrade Novaes de

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Lua Nova ISSN: 0102-6445 luanova@cedec.org.br Centro de Estudos de Cultura Contemporânea Brasil Andrade Novaes de, Thales Aspectos sociais e tecnológicos das atividades de inovação Lua Nova, núm.
66, 2006, pp.
139-166 Centro de Estudos de Cultura Contemporânea São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67306606 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Thales Novaes de Andrade ASPECTOS SOCIAIS E TECNOLÓGICOS DAS ATIVIDADES DE INOVAÇÃO Thales Novaes de Andrade A inovação é um conceito que vem adquirindo grande espaço nas Ciências Sociais.
A partir dos anos 90, diversos autores passaram a discutir as articulações das novas tecnologias informáticas e biológicas com os processos reprodutivos, o financiamento estatal e as condições ambientais, para dar alguns exemplos (Maciel, 1996; Martins, 2003; Castells, 2003; Trigueiro, 2002; Latour, 2000). Nos países avançados, essa problemática adentrou na agenda de diferentes setores como governos, corporações, universidades, centros de pesquisa e movimentos sociais. Desde os anos 80, os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vêm alterando o padrão de apoio à indústria, incorporando medidas de inovação que integram a política de comércio internacional com a industrial e tecnológica.
Ao invés de subvencionarem empresas através de contratos de Pesquisa & Desenvolvimento específicos e pontuais, os governos desses países passaram a criar condições para que a atividade produtiva se organize de forma sistêmica e integrativa (Cassiolato & Lastres, 2000). Em comparação com a Economia e as Ciências Organizacionais, as Ciências Sociais estão menos presentes nessa Lua Nova, Sã...





Documentos relacionados