Esperanças do passado Reportar como inadecuado




Esperanças do passado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lua Nova 2006, 66

Autor: Luiz Belluzzo Gonzaga

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Lua Nova ISSN: 0102-6445 luanova@cedec.org.br Centro de Estudos de Cultura Contemporânea Brasil Belluzzo Gonzaga, Luiz Esperanças do passado Lua Nova, núm.
66, 2006, pp.
57-67 Centro de Estudos de Cultura Contemporânea São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67306603 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Luiz Gonzaga Belluzzo ESPERANÇAS DO PASSADO1 Luiz Gonzaga Belluzo “Nós somos herdeiros, o que não quer dizer que possuímos ou recebemos isto ou aquilo, ou que possamos enriquecer com a herança.
Mas o ser daquilo que somos é já, em seu começo, uma herança.
Não importa se nós a desejamos, saibamos dela ou não.
Hölderlin considerava a linguagem o mais perigoso dos bens.
Mas ela foi entregue ao homem para que ele dê o testemunho de haver herdado o que ele é. A herança jamais é uma doação, mas uma tarefa.” (Jacques Derrida – Spectres de Marx ) Sou um filho do mundo que nasce no pós-guerra, da São Paulo da Ciranda de Pedra, de nossa querida Lígia Fagundes Telles e do Brasil que arfava entre a euforia da vitória das democracias e as esperanças do desenvolvimentismo. Já antes do término da Segunda Guerra Mundial, o projeto hegemônico dos vencedores, os Estados Unidos, foi 1.
Texto baseado no discurso em que o autor recebeu o Prêmio Juca Pato – Intelectual do Ano de 2005, da União Brasileira dos Escritores. Lua Nova, São Paulo, 66: 57-67, 2006 57 Esperanças do passado 58 desenhado com o propósito de eliminar os fatores políticos e econômicos que levaram às duas conflagrações globais.
A instabilidade econômica e as rivalidades interimperialistas – entre o final do século XIX e a Segunda Guerra Mundial – foram devastadoras do ponto...





Documentos relacionados