Vinte anos depois: a construção democrática brasileira vista da periferia de são paulo Reportar como inadecuado




Vinte anos depois: a construção democrática brasileira vista da periferia de são paulo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lua Nova 2007, 72

Autor: Gabriel de Santis Feltran

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Lua Nova ISSN: 0102-6445 luanova@cedec.org.br Centro de Estudos de Cultura Contemporânea Brasil Santis Feltran, Gabriel de Vinte anos depois: a construção democrática brasileira vista da periferia de São Paulo Lua Nova, núm.
72, 2007, pp.
83-114 Centro de Estudos de Cultura Contemporânea São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67307203 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Gabriel de Santis Feltran VINTE ANOS DEPOIS: A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA VISTA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO Gabriel de Santis Feltran Durante o regime militar brasileiro, uma fronteira nítida distinguia os grupos sociais oficialmente legítimos daqueles a serem banidos da convivência pública.
Cabia ao Estado legislar sobre essa distinção e à repressão oficial manter esta fronteira ativa, impedindo que a pluralidade da sociedade fosse representada politicamente.
O bloqueio seletivo do acesso à legitimidade pública desenhava a face autoritária do sistema político.
Até por isso, foi só durante a decadência do regime militar que alguns dos segmentos sociais reprimidos puderam se articular, ainda que fossem muito distintos entre si, em torno da reivindicação comum de espaços de expressão política.
Os principais atores populares desta reivindicação foram chamados de “novos movimentos sociais”. Este artigo conta a história de um destes atores, o Movimento de Defesa do Favelado (MDF), que desde o final dos anos 1970 atua na periferia leste da cidade de São Paulo.
Ao Paoli (1995) capta com muita sensibilidade este sentido propriamente político da aparição dos movimentos sociais populares do período.  A reconstrução dessa trajetória está amparada em pesquisa de carát...





Documentos relacionados