Globalização, integração e o estado Reportar como inadecuado




Globalização, integração e o estado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lua Nova 2007, 71

Autor: Karina Pasquariello Mariano 15638

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Lua Nova ISSN: 0102-6445 luanova@cedec.org.br Centro de Estudos de Cultura Contemporânea Brasil Pasquariello Mariano, Karina Globalização, integração e o Estado Lua Nova, núm.
71, 2007, pp.
123-168 Centro de Estudos de Cultura Contemporânea São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67307105 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto GLOBALIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO E O ESTADO* Karina Pasquariello Mariano Nos anos 1980, e especialmente após o fim da Guerra Fria, o sistema internacional baseado na lógica da bipolaridade desintegrou-se dando lugar a uma nova ordem mundial.
Essa mudança trouxe em seu início uma série de incertezas quanto ao modo como esse sistema reencontraria seu equilíbrio e quais seriam as novas regras que regulamentariam a relação entre os Estados.
Alguns aspectos fi caram claros desde o início: com o fi m da bipolaridade, as organizações internacionais ganharam maior importância, assim como as iniciativas de cooperação entre os países (entre elas os processos de integração regional); os Estados Unidos tornaram-se o principal ator do sistema internacional – embora no final dos anos 1980 ainda não fosse possível avaliar a extensão de seu papel hegemônico – e as relações entre os Estados seriam influenciadas pelo fenômeno da globalização. * Este artigo baseia-se na minha pesquisa de pós-doutorado Nova Visão das Teorias de integração Regional.
Um modelo para a América Latina, financiada pela FAPESP e desenvolvida junto ao Departamento de Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Lua Nova, São Paulo, 71: 123-168, 2007 Globalização, integração e o Estado 124 A globalização é ...





Documentos relacionados