Uma teoria marxista do político? o debate bobbio trentanni doppo Reportar como inadecuado




Uma teoria marxista do político? o debate bobbio trentanni doppo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lua Nova 2007, 70

Autor: Alvaro Bianchi

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Lua Nova ISSN: 0102-6445 luanova@cedec.org.br Centro de Estudos de Cultura Contemporânea Brasil Bianchi, Alvaro Uma teoria marxista do político? o debate Bobbio Trentanni Doppo Lua Nova, núm.
70, 2007, pp.
39-82 Centro de Estudos de Cultura Contemporânea São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67307004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Alvaro Bianchi UMA TEORIA MARXISTA DO POLÍTICO? O DEBATE BOBBIO TRENT’ANNI DOPPO* Alvaro Bianchi Uma teoria que se constrói como teoria crítica tem a obrigação de ser crítica a seu próprio respeito.
Para o marxismo, esse não é penas um imperativo lógico, é uma exigência imposta pela relação tensa que estabelece com uma realidade sempre movente que pretende, ao mesmo tempo, interpretar e transformar.
Como programa de pesquisa crítica o marxismo deve questionar-se permanentemente sobre sua eficácia e viabilidade, sobre seu alcance e limites, sobre seus pontos fortes e fracos.
Faz isso, submetendo-se a uma permanente reconstrução, colocando-se novos problemas de pesquisa, retomando os antigos à luz dos novos desenvolvimentos teóricos.
Para uma teoria crítica, não há, portanto, “ciência normal”, na acepção que Thomas Kuhn atribuía à expressão. Inexiste razão para o marxismo recusar a pergunta do título ou não aceitar o desafio de respondê-la.
Sob a forma de desafio, várias vezes, ela foi formulada.
Dessas tantas, merece destaque aquela feita por Norberto Bobbio, * Uma versão resumida deste texto foi apresentada no Colóquio Kairós – Existe uma Teoria Marxista da Política?, realizado na Universidade Metodista de São Paulo em 27 de abril de 2005. Lua Nova, São Paulo, 70: 39-82, 2007 39 Uma teoria ma...





Documentos relacionados