Tuberculose e infecção pelo hiv no brasil: magnitude do problema e estratégias para o controle Reportar como inadecuado




Tuberculose e infecção pelo hiv no brasil: magnitude do problema e estratégias para o controle - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fábio Moherdaui ;Revista de Saúde Pública 2007, 41 1

Autor: Leda Fátima Jamal

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista de Saúde Pública ISSN: 0034-8910 revsp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Jamal, Leda Fátima; Moherdaui, Fábio Tuberculose e infecção pelo HIV no Brasil: magnitude do problema e estratégias para o controle Revista de Saúde Pública, vol.
41, núm.
1, septiembre, 2007, pp.
104-110 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67240164014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev Saúde Pública 2007;41(Supl.
1):104-110 Leda Fátima JamalI Fábio MoherdauiII Tuberculose e infecção pelo HIV no Brasil: magnitude do problema e estratégias para o controle Tuberculosis and HIV infection in Brazil: magnitude of the problem and strategies for control RESUMO O objetivo do artigo foi propor, a partir da análise da situação e da interação entre a tuberculose e a Aids, estratégias que minimizem o impacto epidemiológico de uma doença sobre a outra no Brasil.
Analisa-se a maneira como políticas de saúde para o controle da epidemia de HIV-Aids – como acesso aos antiretrovirais, campanhas para o conhecimento precoce da infecção pelo HIV e adesão ao tratamento – impactam as metas de controle da tuberculose.
Discutemse também a implementação de ações para prevenção do aparecimento de tuberculose no indivíduo infectado com HIV, detecção precoce da tuberculosedoença e garantia de adesão ao tratamento.
São feitas considerações sobre o papel que o Brasil pode desempenhar no cenário global de desenvolvimento de arsenal terapêutico e a necessidade de trabalho articulado das áreas programáticas de tuberculose e de HIV-Aids. DESCRITORES: Tuberculose, epidemiologia.
Tuberculose, prevenção e controle.
Antibióticos antituberculo...





Documentos relacionados