Tuberculose multirresistente no brasil: histórico e medidas de controle Reportar como inadecuado




Tuberculose multirresistente no brasil: histórico e medidas de controle - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Mônica Kramer de Noronha Andrade ; Pedro Dornelles Picon ;Revista de Saúde Pública 2007, 41 1

Autor: Margareth Pretti Dalcolmo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista de Saúde Pública ISSN: 0034-8910 revsp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Pretti Dalcolmo, Margareth; Kramer de Noronha Andrade, Mônica; Dornelles Picon, Pedro Tuberculose multirresistente no Brasil: histórico e medidas de controle Revista de Saúde Pública, vol.
41, núm.
1, septiembre, 2007, pp.
34-42 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67240164006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev Saúde Pública 2007;41(Supl.
1):34-42 Margareth Pretti DalcolmoI Mônica Kramer de Noronha AndradeII Pedro Dornelles PiconIII Tuberculose multirresistente no Brasil: histórico e medidas de controle Multiresistant tuberculosis in Brazil: history and control RESUMO O objetivo do artigo foi analisar o controle da tuberculose multirresistente no Brasil, com base nas experiências de instituições de referência e dos principais estudos de determinação das taxas locais e nacionais de resistência. Foram consideradas as medidas de controle e a situação atual de diagnóstico e tratamento, a partir da implementação das diretrizes nacionais, revisadas em 2004.
O primeiro inquérito nacional de resistência aos medicamentos anti-tuberculose foi realizado em meados da década de 1990.
A partir de seus resultados, foi validado e adotado um regime terapêutico nacional para todos os casos de tuberculose multirresistente.
Medidas governamentais possibilitaram a implementação de um sistema de vigilância epidemiológica, cujos resultados também são comentados. DESCRITORES: Tuberculose resistente a múltiplas drogas, prevenção e controle.
Tuberculose resistente a múltiplas drogas, história.
Avaliação de resultado de intervenções terapêutica...





Documentos relacionados