Odontogeriatria e a doença de alzheimer Reportar como inadecuado




Odontogeriatria e a doença de alzheimer - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Daniela Micheline dos Santos ; Valentim Adelino Ricardo Barão ; Aldiéris Alves Pesqueira ; Humberto Gennari Filho ;Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada 2006, 6 2

Autor: Marcelo Coelho Goiato

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada ISSN: 1519-0501 apesb@terra.com.br Universidade Federal da Paraíba Brasil Coelho Goiato, Marcelo; dos Santos, Daniela Micheline; Ricardo Barão, Valentim Adelino; Alves Pesqueira, Aldiéris; Gennari Filho, Humberto Odontogeriatria e a Doença de Alzheimer Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, vol.
6, núm.
2, maio-setembro, 2006, pp. 207-212 Universidade Federal da Paraíba Paraíba, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63760215 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Marcelo Coelho GOIATO* Daniela Micheline dos SANTOS** Valentim Adelino Ricardo BARÃO** Aldiéris Alves PESQUEIRA** Humberto GENNARI FILHO*** Introdução: A população mundial está envelhecendo, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil. Com o envelhecimento populacional, o número de patologias, próprias da velhice, surgirá com maior freqüência.
Dentre essas doenças podemos citar a de Alzheimer, uma demência irreversível, na qual tem sido associado à idade, à doença cérebro vascular, ao infarto do miocárdio, a defeitos imunológicos e a fatores genéticos (síndrome de Down).
Sabese que com a progressão da demência, os pacientes apresentam dificuldade de higienização oral, principalmente porque os portadores de doença de Alzheimer ficam com as funções cognitivas e motoras diminuídas.
Seus portadores são pacientes que demandam estratégias específicas para que o cirurgião dentista possa atendê-lo sem maior dificuldade. Objetivo: Fazer uma revisão de literatura sobre a relação entre a odontogeriatria e a doença de Alzheimer, enfocando as características dos pacientes com esse tipo de demência e os cu...





Documentos relacionados