Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ciência & Saúde Coletiva 2004, 9 1

Autor: Maria Cecília de Souza Minayo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Souza Minayo, Maria Cecília de EDITORIAL Ciência & Saúde Coletiva, vol.
9, núm.
1, 2004, pp.
4-5 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63013499003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL EDITORIAL 4 No momento político atual, a sociedade brasileira colocou as universidades públicas na pauta das transformações institucionais necessárias para assegurar o futuro da autonomia do país na produção de ciência e tecnologia.
Trata-se de uma mudança imperativa, pois, no Brasil, é dentro das universidades e dos centros de pesquisa públicos que se realiza a maior parte das investigações e do desenvolvimento tecnológico.
Ninguém duvida de que o maior insumo da riqueza mundial hoje é a produção de conhecimento. O mundo da ciência e tecnologia mudou muito nos últimos 30 anos, contribuindo para inúmeras transformações na economia, na vida social e no campo cultural.
Os grandes avanços atuais foram construídos a partir dos acelerados passos dados pela tecnociência da informação, da comunicação, da informática e da biotecnologia.
As transformações tecnológicas são hoje uma espécie de frontispício da pós-modernidade.
As mudanças provocadas pela ciência e tecnologia foram de tal ordem que muitos autores começaram a chamar o momento atual, primeiro, de sociedade da informação; depois, de sociedade do conhecimento, e hoje já se usa falar em sociedade aprendente, acentuando-se o caráter mutante e dinâmico dos produtos científicos. Tudo isso af...





Documentos relacionados