Reseña de -a avaliação da qualidade de vida: guia para profissionais da saúde- de fleck mpa org. Reportar como inadecuado




Reseña de -a avaliação da qualidade de vida: guia para profissionais da saúde- de fleck mpa org. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Celmo Celeno Porto ;Ciência & Saúde Coletiva 2009, 14 6

Autor: Marta Carvalho Loures

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Carvalho Loures, Marta; Porto, Celmo Celeno Reseña de -A avaliação da qualidade de vida: guia para profissionais da saúde- de Fleck MPA (org.) Ciência & Saúde Coletiva, vol.
14, núm.
6, diciembre, 2009, pp.
2317-2318 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63012431038 Cómo citar el artículo Número completo Más información del artículo Página de la revista en redalyc.org Sistema de Información Científica Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto 2317 Marta Carvalho Loures Departamento de Enfermagem, Universidade Católica de Goiás Celmo Celeno Porto Programa de Pós- Graduação de Ciência da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Goiás Este livro é a síntese de um trabalho de dez anos sobre a avaliação da qualidade de vida.
Apresenta informações básicas sobre o desenvolvimento do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (OMS), o WHOQOL, e sua aplicação no contexto brasileiro.
É um trabalho de autoria conjunta do médico psiquiatra Marcelo Pio de Almeida Fleck e vários colaboradores que documentaram o trabalho do Grupo WHOQOL desde a sua concepção. Na primeira parte, são apresentados problemas conceituais em qualidade de vida e os diferentes módulos do WHOQOL. No capítulo 1, avalia-se o conceito de qualidade de vida como de grande importância como medida de desfecho em saúde pela natureza daquilo que o próprio indivíduo sente e percebe.
Afirma-se que, para se definir qualidade de vida, é necessário despender um empenho considerável nos níveis conceitual, metodológico, psicométrico e estatístico, leva...





Documentos relacionados