Riscos e benefícios do rastreamento do câncer de mama no brasil Reportar como inadecuado




Riscos e benefícios do rastreamento do câncer de mama no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ciência & Saúde Coletiva 2016, 21 3

Autor: Arn Migowski

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Migowski, Arn Riscos e benefícios do rastreamento do câncer de mama no Brasil Ciência & Saúde Coletiva, vol.
21, núm.
3, marzo, 2016, pp.
989-990 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63044605033 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.1590-1413-81232015203.23472015 Risks and benefits of breast cancer screening in Brazil Arn Migowski 1 Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede, Coordenação Geral de Prevenção e Vigilância, Instituto Nacional de Câncer (INCA). arnmigowski@yahoo.com.br 1 Ao longo de cinco décadas um forte consenso foi construído em torno do rastreamento mamográfico, baseado, em grande parte, na crença de que este não está associado a riscos e que apresenta benefício de grande magnitude na incidência, sobrevida e mortalidade por câncer de mama. O artigo de Rodrigues et al.1 apresenta análises interessantes sobre fatores associados à realização de rastreamento do câncer de mama no Brasil.
Ao longo de todo o artigo os autores caracterizam o rastreamento com mamografia como prevenção do câncer de mama.
Por fim, os autores concluem que a promoção da saúde através da prevenção do câncer de mama contribui para a diminuição da incidência desta doença.
No entanto, o rastreamento deste câncer não é capaz de prevenir a doença e, portanto, não reduz a incidência do câncer de mama.
Ao contrário, o rastreamento mamográfico aumenta em muito a incidência deste câncer, principalmente em função do sobred...





Documentos relacionados