Chá de bebê: a celebração da incerteza - gravidez na adolescência Reportar como inadecuado




Chá de bebê: a celebração da incerteza - gravidez na adolescência - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Denise Pereira Ferrari ;Revista Bioética 2008, 16 2

Autor: José Hiran da Silva Gallo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533247010


Introducción



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil da Silva Gallo, José Hiran; Pereira Ferrari, Denise Chá de bebê: a celebração da incerteza - gravidez na adolescência Revista Bioética, vol.
16, núm.
2, 2008, pp.
273-286 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533247010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Chá de bebê: a celebração da incerteza - gravidez na adolescência José Hiran da Silva Gallo Denise Pereira Ferrari Resumo Este trabalho apresenta análise preliminar e breves reflexões sobre pesquisa empreendida para avaliar as motivações para a gravidez na adolescência e suas conseqüências.
Com o objetivo de analisar as mudanças comportamentais das adolescentes que engravidaram a pesquisa foi desenhada a partir de questionário semi-estruturado, com 15 questões, aplicado a 18 gestantes na faixa etária de 14 a 20 anos incompletos, inscritas no programa de pré-natal do Centro de Saúde Dr.
Oswaldo Piana, Porto Velho-RO, no período de setembro a outubro de 2007. Palavras-chave: Adolescência.
Gravidez.
Perspectivas.
Sociedade. Jose Hiran da Silva Gallo Representante do Estado de Rondônia e tesoureiro do Conselho Federal de Medicina Muitos são os motivos que levam uma adolescente a engravidar: a vulnerabilidade intrínseca ao gênero, a condição especial de ser adolescente, a incerteza quanto a um projeto de vida, a falta de perspectivas futuras e o uso inadequado ou a não utilização dos métodos contraceptivos.
Se não se pode dizer que toda gravidez na adolescência seja indesejada, o que se verifica é que a gravidez precoce quase nunca é planejada, ou seja, acontece se...





Documentos relacionados