Bioética e feminismo: um diálogo em construção Reportar como inadecuado




Bioética e feminismo: um diálogo em construção - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Tânia Mara Campos de Almeida ;Revista Bioética 2008, 16 2

Autor: Lourdes Bandeira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533247003


Introducción



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil Bandeira, Lourdes; Campos de Almeida, Tânia Mara Bioética e feminismo: um diálogo em construção Revista Bioética, vol.
16, núm.
2, 2008, pp.
173-189 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533247003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos de atualização Bioética e feminismo: um diálogo em construção Lourdes Bandeira Tânia Mara Campos de Almeida Resumo A interface entre bioética e feminismo é o mote deste artigo de revisão, o qual a recupera por uma perspectiva histórica, crítica e brasileira.
Evidencia, ainda, a importância da colaboração da academia na consolidação desse movimento de aproximação entre essas duas áreas de conhecimento e atuação na sociedade, bem como o papel político e social relevante de uma bioética de perspectiva feminista na elaboração de uma visão abrangente e profunda sobre as questões éticas relacionadas às assimetrias de gênero e aos conflitos morais no campo da saúde. Palavras-chave: Bioética.
Feminismo.
Direitos Humanos e saúde. Lourdes Bandeira Professora titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) O envolvimento do mundo acadêmico na militância a favor do feminismo desenvolveu-se concomitantemente com os interesses nele despertos pelo aparecimento da bioética, de modo a confluir as bandeiras dos dois movimentos em atuação e pensamento de intelectuais proeminentes.
Em ambos os casos, o marco inicial do imbricamento dessas searas ocorreu desde meados dos anos 1960 aos primeiros anos de 1970, sobretudo com significativa adesão de acadêmicos europeu...





Documentos relacionados