Considerações éticas sobre o aborto e a doação de órgãos de fetos anencéfalos Reportar como inadecuado




Considerações éticas sobre o aborto e a doação de órgãos de fetos anencéfalos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Millena Christiane de Lima Umbelino Gomes ; Roberto Vital ; Delane Maria Rêgo ;Revista Bioética 2009, 17 3

Autor: George Alexandre de Barros Lucena

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533251005


Introducción



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil de Barros Lucena, George Alexandre; de Lima Umbelino Gomes, Millena Christiane; Vital, Roberto; Rêgo, Delane Maria Considerações éticas sobre o aborto e a doação de órgãos de fetos anencéfalos Revista Bioética, vol.
17, núm.
3, 2009, pp.
391-405 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533251005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Considerações éticas sobre o aborto e a doação de órgãos de fetos anencéfalos George Alexandre de Barros Lucena Millena Christiane de Lima Umbelino Gomes Roberto Vital Delane Maria Rêgo Resumo Este artigo objetiva discutir os aspectos jurídicos, médicos e éticos da utilização de fetos anencéfalos como doadores de órgãos, possível como decorrência do desenvolvimento técnicocientífico da medicina, cujos meios de diagnóstico tornaram-se bem mais precisos, ao ponto de permitir o monitoramento e o desenvolvimento da vida, da concepção ao nascimento.
Discute a questão sob a perspectiva do aborto, assunto polêmico que ainda causa perplexidade na sociedade brasileira, a partir de casos elencados nas várias ações que tramitam em todas as esferas do Poder Judiciário no Brasil, nas quais gestantes de fetos anencefálicos sofrem buscando autorização para se submeter à antecipação assistida do parto.
Aborda também o tema doação de órgãos, que merece a atenção científica, crítica e reflexiva, considerando que por trás da discussão jurídico-processual existe questão de aspecto ético e moral que vem despertando a atenção de diversos segmentos da sociedade.
Os autores concluem que não ...





Documentos relacionados