Comunicação de prognóstico reservado ao paciente infantil Reportar como inadecuado




Comunicação de prognóstico reservado ao paciente infantil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Walter Lisboa Oliveira ; Catalina Naomi Kaneta ;Revista Bioética 2014, 22 3

Autor: Marjory Dionizio Toma

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533266018


Introducción



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil Dionizio Toma, Marjory; Lisboa Oliveira, Walter; Kaneta, Catalina Naomi Comunicação de prognóstico reservado ao paciente infantil Revista Bioética, vol.
22, núm.
3, 2014, pp.
540-549 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533266018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Comunicação de prognóstico reservado ao paciente infantil Marjory Dionizio Toma 1, Walter Lisboa Oliveira 2, Catalina Naomi Kaneta 3 Resumo A morte de uma criança é um assunto difícil de ser abordado, mesmo para equipes de saúde.
Este trabalho discute sobre a postura do profissional da saúde diante da necessidade de comunicação sobre um paciente infantil com prognóstico reservado.
Para tanto, foi realizada revisão narrativa de artigos nacionais e internacionais, além de capítulos de livro sobre os temas morte, pacientes infantis com doenças terminais, comunicação de más notícias e prognóstico reservado.
Observou-se que uma postura mais enfática, atentando e validando as emoções do paciente, costuma trazer melhores resultados.
Encontraram-se também estresse e dificuldade de muitos profissionais em lidar com esse tipo de comunicação, o que pode ser contornado com capacitação e contato mais precoce com tais discussões. Palavras-chave: Morte.
Doente terminal.
Prognóstico.
Criança. Artigos de pesquisa Resumen La comunicación del pronóstico reservado al paciente infantil La muerte de un niño es un tema difícil de abordar, incluso para los profesionales de la salud.
En este trabajo se discute la actitud del profesional de la salud ante la necesidad de comun...





Documentos relacionados