O papel do comitê de ética em pesquisa na avaliação de testes estatísticos Reportar como inadecuado




O papel do comitê de ética em pesquisa na avaliação de testes estatísticos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Bioética 2014, 22 3

Autor: Wilson Paloschi Spiandorello

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533266011


Introducción



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil Paloschi Spiandorello, Wilson O papel do comitê de ética em pesquisa na avaliação de testes estatísticos Revista Bioética, vol.
22, núm.
3, 2014, pp.
471-481 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533266011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O papel do comitê de ética em pesquisa na avaliação de testes estatísticos Wilson Paloschi Spiandorello Resumo A ética em pesquisa no Brasil tem passado por transformações desde que se estabeleceu a Plataforma Brasil, em 2011, e a Resolução CNS 466-12, em 2013.
No entanto, as implicações éticas do uso de testes estatísticos na pesquisa quantitativa têm sido pouco discutidas.
Alguns defendem que os comitês de ética em pesquisa não devem se envolver com análises estatísticas, ao passo que outros advogam o contrário.
Por meio de levantamento na literatura, este artigo revisa algumas implicações éticas do uso de testes estatísticos e analisa as consequências de desvios estatísticos sobre os resultados finais dos estudos, defendendo que os comitês devem assumir responsabilidade quanto à adequação das análises estatísticas nos projetos avaliados.
Diante das atuais dificuldades de estruturação do sistema de avaliação da ética em pesquisa no Brasil, propõe-se aqui orientações básicas para a avaliação da análise estatística, apontando solução para esse impasse por meio da pesquisa reproduzível. Palavras-chave: Ética em pesquisa.
Estatística e dados numéricos.
Pesquisa.
Métodos. Abstract The role of the committee on ethics in research in the assessment of statistica...





Documentos relacionados