Tradição e fundamentos éticos hipocráticos aplicáveis à terminalidade da vida Reportar como inadecuado




Tradição e fundamentos éticos hipocráticos aplicáveis à terminalidade da vida - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rui Nunes ;Revista Bioética 2014, 22 3

Autor: João Luiz de Magalhães

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533266008


Introducción



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil de Magalhães, João Luiz; Nunes, Rui Tradição e fundamentos éticos hipocráticos aplicáveis à terminalidade da vida Revista Bioética, vol.
22, núm.
3, 2014, pp.
448-455 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533266008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Tradição e fundamentos éticos hipocráticos aplicáveis à terminalidade da vida Artigos de atualização João Luiz de Magalhães 1, Rui Nunes 2 Resumo A medicina ocidental tem sua origem na Grécia antiga, quando o pensamento mítico e a prática médica sobrenatural e empírica dão lugar a uma racionalidade médica – tékhnē-iatrikē – baseada na observação da natureza.
A tékhnē-iatrikē compreende a enfermidade e o enfermo como partes constitutivas da natureza, regidas por leis universais e normas preconcebidas, não devendo, por isso, ser utilizados meios irracionais para superá-las.
A racionalidade técnica dominante na medicina atual afastou a prática médica contemporânea da arte hipocrática, e os avanços da ciência e da tecnologia proporcionam condições de manutenção da vida que geram dilemas éticos em pacientes terminais, relegando a dignidade humana a segundo plano.
A ética hipocrática, baseando-se no respeito às leis naturais e à pessoa humana, é importante instrumento que, aliado à cultura, à técnica e à arte, proporcionam ao médico o exercício da medicina em conformidade com os preceitos de sua tradição. Palavras-chave: Técnica.
Natureza.
Humanismo.
Moral.
Morte com dignidade. Resumen Tradición y fundamentos éticos hipocráticos aplicables a ...





Documentos relacionados