Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica Reportar como inadecuado




Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rogério Antunes Mourão ; Rogério José de Almeida ;Revista Bioética 2016, 24 1

Autor: Lorena Cunha Ferreira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361544715014


Introducción



Revista Bioética ISSN: 1983-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil Cunha Ferreira, Lorena; Antunes Mourão, Rogério; de Almeida, Rogério José Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica Revista Bioética, vol.
24, núm.
1, 2016, pp.
118-127 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361544715014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica Lorena Cunha Ferreira 1, Rogério Antunes Mourão 2, Rogério José de Almeida 3 Resumo Este artigo tem por objetivo caracterizar as perspectivas dos docentes médicos de um curso de medicina em relação à ética médica.
Trata-se de estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa.
Foram aplicados a 86 docentes médicos do curso de medicina da PUC-Goiás dois questionários: um sociodemográfico e outro de avaliação do conhecimento e interesse em ética médica.
Realizou-se análise descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, Spearman, Mann-Whitney, Qui-quadrado e teste t (  0,05).
Os resultados mostram que os docentes conhecem o Código de Ética Médica (CEM) e o recomendam no decorrer de todos os módulos do curso.
Uma minoria atualiza-se com frequência, leu totalmente o CEM e o utiliza no preparo de suas aulas. Conclui-se que, quanto maior a autoavaliação do conhecimento sobre ética médica e sua importância para a própria formação profissional, maior também é o interesse em utilizar o CEM na relação com os alunos, especificamente na elaboração e realização das aulas. Palavras-chave: Educação médica.
Ensino.
Ética médica. Artigos de pesquisa Resumen Perspectivas de los doce...





Documentos relacionados