Diagnósticos de enfermagem do padrão mover em idosos de uma comunidade atendida pelo programa saúde da família Reportar como inadecuado




Diagnósticos de enfermagem do padrão mover em idosos de uma comunidade atendida pelo programa saúde da família - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Márcia Bachion ;Revista da Escola de Enfermagem da USP 2005, 39 1

Autor: Lorena Aparecida de Oliveira Araújo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361033280007


Introducción



Revista da Escola de Enfermagem da USP ISSN: 0080-6234 reeusp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil de Oliveira Araújo, Lorena Aparecida; Márcia Bachion, Maria Diagnósticos de Enfermagem do Padrão Mover em idosos de uma comunidade atendida pelo Programa Saúde da Família Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.
39, núm.
1, 2005, pp.
53-61 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361033280007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto NURSING DIAGNOSES OF THE PATTERN OF MOBILITY IN THE ELDERLY ATTENDED BY THE FAMILY HEALTH PROGRAM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMERÍA DEL PATRÓN MOVIMIENTO EN ANCIANOS ASISTIDOS POR EL PROGRAMA SALUD DE LA FAMILIA RELATO DE PESQUISA Diagnósticos de Enfermagem do Padrão Mover em idosos de uma comunidade atendida pelo Programa Saúde da Família Diagnósticos de Enfermagem do Padrão Mover em idosos de uma comunidade atendida pelo Programa Saúde da Família Lorena Aparecida de Oliveira Araújo1, Maria Márcia Bachion2 RESUMO Com o envelhecimento, eleva-se a ocorrência de incapacidade ou risco para perda da mobilidade nos idosos. Objetivamos estudar a ocorrência de 22 Diagnósticos de Enfermagem do Padrão Mover em idosos, em relação a fre-qüência, sexo e idade.
Trata-se de estudo exploratório, que incluiu 75 idosos atendidos por uma equipe do Programa Saúde da Família em Goiânia (GO).
Verificamos que 97,3% da amostra apresentou pelo menos um dos diagnósticos estudados.
Os diagnósticos com maiores freqüências foram Mobilidade Física Prejudicada (90,7%), Padrão do sono perturbado (89,4%) e Manutenção ineficaz da saúde (75,9%).
Não encontramos diferença estatisticamente significativa entre a freqüência ...





Documentos relacionados