O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis Reportar como inadecuado




O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Eliane Corrêa Chaves ;Revista da Escola de Enfermagem da USP 2005, 39 1

Autor: Juliana Nery de Souza

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361033280002


Introducción



Revista da Escola de Enfermagem da USP ISSN: 0080-6234 reeusp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Nery de Souza, Juliana; Corrêa Chaves, Eliane O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.
39, núm.
1, 2005, pp.
13-19 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361033280002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto THE EFFECT OF MEMORY STIMULATION PRACTICES AS A THERAPEUTIC METHOD ON HEALTHY ELDERS RELATO DE PESQUISA O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis EL EFECTO DEL EJERCÍCIO DE ESTIMULACIÓN DE LA MEMORIA COMO MÉTODO TERAPÉUTICO EN ANCIANOS SALUDABLES Juliana Nery de Souza1, Eliane Corrêa Chaves2 RESUMO Considerando a freqüente queixa dos idosos frente ao seu desempenho mnemônico, este estudo tem por objetivo investigar o efeito da estimulação da memória sobre o desempenho no MiniExame do Estado Mental (MEM), e observar correlação sóciodemográfica com o desempenho cognitivo.
O MEM foi aplicado em 46 idosos integrantes de uma oficina de memória, sem diagnóstico médico de demência, antes e após a execução das atividades da mesma.
Observou-se correlação e significância estatística entre os escores dos MEMs aplicados antes e após a oficina, porém não houve associação significante estatisticamente entre esse desempeho e as variáveis sócio-demográficas. ABSTRACT Considering the constant complaints of the elderly regarding their memory performance, this study aims to investigate the effect of memory stimulation on the performance in the Mini Mental S...





Documentos relacionados