O manejo da cetoacidose em pacientes com diabetes mellitus : subsídios para a prática clínica de enfermagem Reportar como inadecuado




O manejo da cetoacidose em pacientes com diabetes mellitus : subsídios para a prática clínica de enfermagem - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista da Escola de Enfermagem da USP 2006, 40 4

Autor: Sonia Aurora Alves Grossi

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361033288019


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Alves Grossi, Sonia Aurora O manejo da cetoacidose em pacientes com Diabetes Mellitus : subsídios para a prática clínica de enfermagem Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.
40, núm.
4, 2006, pp.
582-586 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361033288019 Revista da Escola de Enfermagem da USP, ISSN (Versão impressa): 0080-6234 reeusp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto MANAGEMENT OF DIABETIC KETOACIDOSIS IN DIABETIC PATIENTS: CLINICAL PRACTICE NURSING RECOMMENDATIONS À BEIRA DO LEITO O manejo da cetoacidose em pacientes com Diabetes Mellitus : subsídios para a prática clínica de enfer magem enfermagem EL MANEJO DE LA CETOACIDOSIS EN PACIENTES CON DIABETES MELLITUS: SUBSIDIOS PARA LA PRÁCTICA CLÍNICA DE ENFERMERÍA Sonia Aurora Alves Grossi1 1 Professora Doutora do Departamento de Enfermagem MédicoCirúrgica da Escola de Enfermagem da USP. sogrossi@usp.br 582 RESUMO A cetoacidose diabética é uma condição aguda e grave que se desenvolve predominantemente em pacientes com Diabetes mellitus do tipo 1 e é induzida pela deficiência relativa ou absoluta de insulina.
Ocorre comumente em associação a situações de estresse, que elevam os níveis dos hormônios contrareguladores e constitui importante emergência clínica, que requer intervenções imediatas e efetivas.
Assim, pretende-se, por meio deste artigo, com base na fisiopatologia e nas manifestações clínicas, fornecer subsídios para a prática clínica de enfermagem no manejo da cetoacidose diabética. ABSTRACT Diabetic ketoacidosis is a severe and acute condition in Type 1 Diabetes mellitus that is prompted by rela...





Documentos relacionados