A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios Reportar como inadecuado




A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marta Maria Coelho Damasceno ;Revista da Escola de Enfermagem da USP 2006, 40 4

Autor: Francisca Nellie de Paula Melo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361033288016


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica de Paula Melo, Francisca Nellie; Coelho Damasceno, Marta Maria A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.
40, núm.
4, 2006, pp.
563-569 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361033288016 Revista da Escola de Enfermagem da USP, ISSN (Versão impressa): 0080-6234 reeusp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto BUILDING AN EDUCATIONAL SOFTWARE ABOUT THE AUSCULTATION OF BREATHING SOUNDS LA CONSTRUCCIÓN DE UN SOFTWARE EDUCATIVO SOBRE LA AUSCULTACIÓN DE LOS SONIDOS RESPIRATORIOS RELATO DE EXPERIÊNCIA A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios* Francisca Nellie de Paula Melo1, Marta Maria Coelho Damasceno2 RESUMO O estudo objetivou relatar a experiência da construção de um software educativo sobre a ausculta dos sons respiratórios. Nesse processo, aplicou-se o referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky, e delimitou-se o conteúdo de modo a abarcar o método da ausculta passo a passo, as finalidades, a classificação dos sons normais e adventícios e as respectivas características estetoacústicas. Para o desenvolvimento do sistema, foi utilizada a tecnologia 3D, incluindo avatares (personificações virtuais do paciente, do enfermeiro e dos objetos) e ambiente virtual para a ausculta, usando procedimentos de simulação.
Ao final do processo, concluiu-se que iniciativas dessa natureza, embora sejam permeadas de dificuldades, trazem contribuições importantes ao ensino-aprendizagem de conteúdos relativos à área da Enfermagem. ABSTRACT The aim of this study was to discuss the...





Documentos relacionados