Tabagismo: conhecimentos, atitudes, hábitos e grau de dependência de jovens fumantes em salvador Reportar como inadecuado




Tabagismo: conhecimentos, atitudes, hábitos e grau de dependência de jovens fumantes em salvador - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fernanda Carneiro Mussi ;Revista da Escola de Enfermagem da USP 2006, 40 4

Autor: Aline Farias de Almeida

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361033288002


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Farias de Almeida, Aline; Carneiro Mussi, Fernanda Tabagismo: conhecimentos, atitudes, hábitos e grau de dependência de jovens fumantes em Salvador Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.
40, núm.
4, 2006, pp.
456-463 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361033288002 Revista da Escola de Enfermagem da USP, ISSN (Versão impressa): 0080-6234 reeusp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto SMOKING: KNOWLEDGE, ATTITUDES, HABITS AND DEGREE OF DEPENDENCE OF YOUNG ADULTS IN SALVADOR TABAQUISMO: CONOCIMIENTOS, ACTITUDES, HÁBITOS Y GRADO DE DEPENDENCIA DE JÓVENES FUMADORES EN SALVADOR RELATO DE PESQUISA Tabagismo abagismo:: conhecimentos, atitudes, hábitos e grau de dependência de jovens fumantes em Salvador* Aline Farias de Almeida1, Fernanda Carneiro Mussi2 * Extraído do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 1 Enfermeira Trainee do Hospital Espanhol em Salvador-BA. alinefalmeida@hotmail.com 2 Professora Doutora Adjunta I da Escola de Enfermagem da UFBA. femussi@uol.com.br 456 RESUMO O estudo objetivou avaliar o grau de dependência ao cigarro e caracterizar dados sócio-demográficos, conhecimentos, hábitos e atitudes de jovens fumantes. Responderam um questionário 102 estudantes de Salvador, sendo 11 tabagistas.
A idade média dos fumantes foi 18,2 anos e de experimentação do cigarro 13,4 anos.
Houve predomínio de homens, jovens no 1.º ano colegial, de cor parda e entes próximos fumantes.
A maioria recebeu orientação familiar e escolar sobre os prejuízos do fumo, mas poucos sabiam dos benefícios de parar de fumar.
Quas...





Documentos relacionados