O inconsciente na interpretação clínica analítico-comportamental Reportar como inadecuado




O inconsciente na interpretação clínica analítico-comportamental - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lázaro de Almeida ;Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2010, XVI 1

Autor: Jocelaine Martins da Silveira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735613008


Introducción



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Martins da Silveira, Jocelaine; de Almeida, Lázaro O Inconsciente na Interpretação Clínica Analítico-Comportamental Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVI, núm.
1, junio, 2010, pp.
64-72 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735613008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Jocelaine M.
da Silveira; Lázaro de Almeida O Inconsciente na Interpretação Clínica Analítico-Comportamental The Unconscious According to the Clinical Behavior Analysis Interpretation El Inconsciente en la Interpretación Clínica Conductual Jocelaine M artins da Silveira Lázaro de A lmeida D i á l o g o s (I m) P e r t i n e n t e s – D o s s i ê I n c o n s c i e n t e Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de descrever as bases da interpretação clínica analítico-comportamental do inconsciente.
Textos de B.
F.
Skinner que abordaram o tema do inconsciente foram consultados e examinados, assim como de clínicos em Análise do Comportamento.
O exame da literatura indicou que, de acordo com a Análise Comportamental, há duas principais condições nas quais o termo inconsciente é empregado por certas tradições teóricas em Psicologia.
Ambas as condições dependem de um ambiente social e verbal que promove a aprendizagem de comportamentos autodescritivos e que ensina também uma classe de fuga-esquiva de tais descrições.
A primeira condição refere-se à inconsciência devida à falta de exposição a um ambiente verbal ge...





Documentos relacionados