Sobre o conceito de sensação Reportar como inadecuado




Sobre o conceito de sensação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2011, XVII 2

Autor: José Ortega y Gasset

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735515013


Introducción



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Ortega y Gasset, José SOBRE O CONCEITO DE SENSAÇÃO Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVII, núm.
2, diciembre, 2011, pp. 217-223 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735515013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Sobre o Conceito de Sensação TEXTOS CLÁSSICOS SOBRE O CONCEITO DE SENSAÇÃO1 José Ortega y Gasset Por ainda ser sumariamente escassa a produção nacional [Espanha] de temas com sentido filosófico, estarei ocupando essa seção da Revista de Libros com trabalhos estrangeiros, com mais freqüência que em outras revistas.
Dessa maneira, espera-se que o leitor possa, em torno de um ano, colocar essas notas como índice da situação em que se encontra a presente filosofia, pelo menos enquanto afeta os problemas superiores e decisivos.
A ocasião é propícia.
Assistimos um renascimento daquilo que Schopenhauer chamava de “necessidade metafísica” do homem.
Para as pessoas educadas em pleno século XIX é incompreensível esse retornar novíssimo e vigoroso, porque talvez só tenha sido no século X que a Europa chegou a uma mínima pressão filosófica dessa forma.
Contudo, quiseras ou não, esse fenômeno se apresenta com características indubitáveis. Deixando para uma outra ocasião o estudo desse fenômeno que, em verdade, serviu de tema de uma das conferências populares dadas por mim em Ateneo, no ano 1912; hoje, limito-me a dar conta da parte crítica da tese de doutorado abaixo citada2. O...





Documentos relacionados