Uma análise existencialista para um caso clínico de transtorno obsessivo compulsivo Reportar como inadecuado




Uma análise existencialista para um caso clínico de transtorno obsessivo compulsivo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2011, XVII 2

Autor: Sylvia Mara Pires de Freitas

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735515012


Introducción



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Pires de Freitas, Sylvia Mara UMA ANÁLISE EXISTENCIALISTA PARA UM CASO CLÍNICO DE TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVII, núm.
2, diciembre, 2011, pp. 205-214 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735515012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Uma Análise Existencialista para um Caso Clínico de Transtorno Obsessivo Compulsivo UMA ANÁLISE EXISTENCIALISTA PARA UM CASO CLÍNICO DE TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO1 An Existential Analysis for a Case of Obssessive Compulsive Disorder El análisis existencial para un caso deTrastorno obsesivo-compulsivo SYLVIA M ARA PIRES DE FREITAS Resumo: O presente relato de experiência se refere ao desvelamento do Projeto de Ser de uma mulher de 35 anos, que apresenta um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), experienciado pela mesma como um evento ahistórico, singular, desconectado de uma possível construção com o social, e entendendo-o como de sua única responsabilidade.
Sendo histórico, dialético e social, o homem sartreano deve ser compreendido em toda trama de sua existência, assim, os pensamentos obsessivos e os comportamentos compulsivos, apresentados pela cliente, apesar de poderem ser identificados tais como descritos no DMS IV, anunciam uma existência inundada pela vivência contraditória entre o Ser-para-si e o Ser-para-o-outro.
A estrutura deste relato busca seguir a metodologia para a compreensão terapêutica do Proj...





Documentos relacionados