Dificuldades, desafios e possibilidades para uma clínica sartreana Reportar como inadecuado




Dificuldades, desafios e possibilidades para uma clínica sartreana - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Carolina Mendes Campos ; André Barata ;Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2011, XVII 2

Autor: Fernanda Alt

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735515011


Introducción



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Alt, Fernanda; Mendes Campos, Carolina; Barata, André DIFICULDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA CLÍNICA SARTREANA Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVII, núm.
2, diciembre, 2011, pp. 198-204 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735515011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Fernanda Alt; Carolina M.
Campos & André Barata DIFICULDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA CLÍNICA SARTREANA Difficulties, Challenges and Possibilities for a Sartrean Clinic Dificultades, Retos y Posibilidades para una Clínica Sartreana FERNANDA A LT CAROLINA MENDES CAMPOS A NDRÉ BARATA Resumo: Refletir sobre a possibilidade de uma clínica fenomenológico-existencial é ainda hoje um grande desafio para os profissionais e estudiosos deste campo.
Por se tratar de um trabalho que parte da filosofia, este se revela por vezes mais árduo, ao se mostrar carente de pressupostos psicológicos.
No entanto, esta carência, longe de ser um impedimento, abre espaço para pensarmos em uma clínica desembaraçada das amarras cientificistas e positivistas que impregnaram a psicologia desde o seu nascimento.
Frente a essa possibilidade, destacamos dentre as filosofias fenomenológicas e existenciais a de Jean-Paul Sartre, devido à constante preocupação presente em sua extensa obra de considerar criticamente as teorias psicológicas.
É diante deste panorama que pretendemos, neste artigo, levantar algumas considerações sobre o desafio de ...





Documentos relacionados