A pouco conhecida contribuição de brentano para as psicoterapias humanistas Reportar como inadecuado




A pouco conhecida contribuição de brentano para as psicoterapias humanistas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2011, XVII 2

Autor: Georges Daniel Janja Bloc Boris

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735515010


Introducción



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Janja Bloc Boris, Georges Daniel A (POUCO CONHECIDA) CONTRIBUIÇÃO DE BRENTANO PARA AS PSICOTERAPIAS HUMANISTAS Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVII, núm.
2, diciembre, 2011, pp. 193-197 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735515010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A (Pouco Conhecida) Contribuição de Brentano para as Psicoterapias Humanistas A (POUCO CONHECIDA) CONTRIBUIÇÃO DE BRENTANO PARA AS PSICOTERAPIAS HUMANISTAS1 The (Little Known) Contribution of Brentano for Humanistic Psychotherapies La (Poco Sabida) Contribución de Brentano para las Psicoterapias Humanistas GEORGES DANIEL JANJA BLOC BORIS Resumo: Este texto se propõe a discutir, entre aqueles vinculados à fenomenologia, o estranho fato de que, ao contrário do que ocorre em relação a Husserl, Heidegger, Sartre ou Merleau-Ponty, poucos parecem reconhecer a importante contribuição de Franz Brentano para as psicoterapias humanistas.
Embora não fosse psicólogo, Brentano se dedicou à Psicologia e, como precursor da fenomenologia, foi um desbravador de questões fundamentais que, atualmente, perpassam as bases epistemológicas e filosóficas das abordagens fenomenológicas e humanistas em psicoterapia.
Assim, o texto aborda sua teoria da intencionalidade, a Psicologia do Ato e a Filosofia do Presente como contribuições significativas à prática das psicoterapias humanistas. Palavras-chave: Fenomenologia; Brentano; Psicoterapias humanistas...





Documentos relacionados