As psicopatologias como distúrbios das funções do self: uma construção teórica na abordagem gestáltica Reportar como inadecuado




As psicopatologias como distúrbios das funções do self: uma construção teórica na abordagem gestáltica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2012, XVIII 2

Autor: Carlene Maria Dias Tenório

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735517013


Introducción



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Dias Tenório, Carlene Maria AS PSICOPATOLOGIAS COMO DISTÚRBIOS DAS FUNÇÕES DO SELF: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA NA ABORDAGEM GESTÁLTICA Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVIII, núm.
2, julio-diciembre, 2012, pp.
224-232 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735517013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rafael A.
A.
Prado; Marcus T.
Caldas; Karl H.
Efken & Carmem L.
B.
T.
Barreto AS PSICOPATOLOGIAS COMO DISTÚRBIOS DAS FUNÇÕES DO SELF: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA NA ABORDAGEM GESTÁLTICA Psychopathologies as Disorders of the Self Functions: A Theoretical Construction in Gestalt Approach Las Psicopatologías como Disturbios de las Funciones del Self: Una Construcción Teorética en el Abordaje Gestáltica Carlene M aria Dias Tenório Resumo: Com o objetivo de compreender as psicopatologias com base no DSM-IV e na teoria de F.
Perls, o processo de estruturação dos padrões neuróticos, psicóticos e antissociais é descrito a partir dos impasses existenciais, introjeções tóxicas e conflito interno dominador-dominado, que favorecem os distúrbios das fronteiras e funções do self responsáveis pelas dificuldades do sujeito para se diferenciar dos outros, fazer contato pleno com estes, discriminar as demandas internas e externas e agir de modo adequado ao atendimento das mesmas.
Nesta perspectiva, supõe-se que, enquanto as psicoses são produzidas pela falência total das fronteiras e funções do self, as neuro...





Documentos relacionados