A espacialidade na compreensão do transtorno do pânico: uma análise existencial Reportar como inadecuado




A espacialidade na compreensão do transtorno do pânico: uma análise existencial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2012, XVIII 2

Autor: Gustavo Alvarenga Oliveira Santos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735517010


Introducción



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Alvarenga Oliveira Santos, Gustavo A ESPACIALIDADE NA COMPREENSÃO DO TRANSTORNO DO PÂNICO: UMA ANÁLISE EXISTENCIAL Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVIII, núm.
2, julio-diciembre, 2012, pp.
197-205 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735517010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A Espacialidade na Compreensão do Transtorno do Pânico: Uma Análise Existencial A ESPACIALIDADE NA COMPREENSÃO DO TRANSTORNO DO PÂNICO: UMA ANÁLISE EXISTENCIAL The spaciality in the understanding of the panic disorder: an existential analysis La Espacialidad en la compreensión del transtorno de panico: una análisis existencial Gustavo A lvarenga Oliveira Santos Resumo: O texto apresenta um caso clínico sob a luz da análise existencial de Ludwig Binswanger.
Elege-se a espacialidade como categoria central na compreensão clínica aqui apresentada.
Em um primeiro momento, será apresentado ao leitor o conceito de espacialidade segundo a ontologia fundamental de Heidegger, em Ser e Tempo.
Feito isso, o artigo traz à luz o conceito de pânico, de acordo com a análise existencial.
O relato do caso clínico, bem como sua análise, conforme os conceitos apresentados, desvelará de que forma o pânico pode ser entendido como um transtorno no modo de espacializar.
Essa compreensão nos dará subsídios para um entendimento existencial do transtorno do pânico, bem como nos possibilita pensar em formas de condução do tratamento, dife...





Documentos relacionados