Espaço mundial e ordem política contemporânea: uma agenda de pesquisa para um novo sentido da internacionalização Reportar como inadecuado




Espaço mundial e ordem política contemporânea: uma agenda de pesquisa para um novo sentido da internacionalização - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ruthy Nadia Laniado ;Caderno CRH 2006, 19 48

Autor: Carlos R. S. Milani

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632170008


Introducción



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil S.
Milani, Carlos R.; Laniado, Ruthy Nadia ESPAÇO MUNDIAL E ORDEM POLÍTICA CONTEMPORÂNEA: uma agenda de pesquisa para um novo sentido da internacionalização Caderno CRH, vol.
19, núm.
48, septiembre-diciembre, 2006, pp.
479-498 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632170008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Carlos R.S.
Milani, Ruthy Nadia Laniado DOSSIÊ ESPAÇO MUNDIAL E ORDEM POLÍTICA CONTEMPORÂNEA: uma agenda de pesquisa para um novo sentido da internacionalização INTRODUÇÃO Dos múltiplos discursos sobre as relações internacionais – como conjunto de narrativas e ideologias construídas que denotam uma visão de mundo e reflexionam, de modo parcial ou abrangente, sobre a realidade social internacional – decorrem teorias explicativas sobre a política mundial, seus atores, organizações, regimes, relações de poder e processos decisórios (Fairclough, 1995; Maclean, 2000).
O discurso geopolítico e militar, por exemplo, enfatiza projeções estratégicas e indagações de natureza conspiratória, sobressaindo-se em contextos de autoritarismo político no plano doméstico dos países ou em momentos históricos de conflito real ou potencial entre países (o caso da Guerra Fria).
No caso do Brasil, o discurso militar da Escola Superior de Guerra dos anos 60 e 70 implementou um projeto internacional de Estado fundado na segurança nacional, na defesa do país e na preservação da integridade territorial.
Já o discurso diplomático descrevendo as relações internacionais como apanágio da máquina burocrática estatal – tem ressaltado o Estado ...





Documentos relacionados