Ação coletiva e cooperação intermunicipal em duas metrópoles Reportar como inadecuado




Ação coletiva e cooperação intermunicipal em duas metrópoles - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Caderno CRH 2011, 24 61

Autor: Alan Daniel Freire de Lacerda

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632183011


Introducción



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Freire de Lacerda, Alan Daniel AÇÃO COLETIVA E COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL EM DUAS METRÓPOLES Caderno CRH, vol.
24, núm.
61, enero-abril, 2011, pp.
153-166 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632183011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Alan Daniel Freire de Lacerda AÇÃO COLETIVA E COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL EM DUAS METRÓPOLES Alan Daniel Freire de Lacerda* INTRODUÇÃO Neste artigo, elaboro um modelo teórico de ação coletiva metropolitana e faço uma aplicação parcial dele à investigação das regiões metropolitanas de Natal (RMN) e de Recife (RMR) a partir de suas facetas políticas e institucionais.
Em particular, as relações de cooperação e conflito entre os municípios nas referidas regiões serão teorizadas.1 A governança metropolitana é um dos principais problemas do mundo globalizado.
Metrópoles, em princípio, são cidades intermunicipais, o que amplia os desafios de sua gestão conjunta, em vista de estruturas de serviços que devem ser governadas com planejamento e estratégias mini* 1 Doutor em Ciência Política.
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Políticas Públicas.
Campus Universitário Lagoa Nova.
Caixa Postal 1524.
Cep: 59072-970 – Natal – Rio Grande do Norte – Brasil.
lacerda75@msn.com Sou grato pelos comentários feitos por Ilza Andrade, Sandra Gomes, Lindijane Almeida e Joana Moura a versões anteriores deste texto.
Erros eventualmente remanescentes são de responsabilidade do autor.
Agradeço a Larissa Ferreira pela confecção dos ...





Documentos relacionados