A vítima como figura contemporânea Reportar como inadecuado




A vítima como figura contemporânea - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Caderno CRH 2011, 24 61

Autor: Cynthia Sarti

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632183004


Introducción



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Sarti, Cynthia A VÍTIMA COMO FIGURA CONTEMPORÂNEA Caderno CRH, vol.
24, núm.
61, enero-abril, 2011, pp.
51-61 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632183004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cynthia Sarti Cynthia Sarti* DOSSIÊ A VÍTIMA COMO FIGURA CONTEMPORÂNEA INTRODUÇÃO Tendo a reflexão sobre o sofrimento associado à violência como pano de fundo, o objetivo deste texto é indagar a respeito da construção social e histórica da pessoa como vítima e pensar a extensão que essa figura adquire na sociedade contemporânea como forma de legitimação moral de demandas sociais.
Essa reflexão surgiu de análises sobre a construção da violência como problema na área da saúde, tendo em vista o contexto em que se nomeia a violência, que agentes sociais a nomeiam, como e quem define a vítima e o agressor e como se expressa o sofrimento por quem a vivencia ou vivenciou.
Essa perspectiva implicou problematizar, em particular, a noção de vítima, em torno da qual se articulam e desenham as políticas públicas de atendimento aos casos de violência na área da saúde.
Essa noção constitui a razão * Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Professora Titular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Estrada Caminho Velho, 333 - Bairro dos Pimentas.
Cep: 07252-312 - Guarulhos, SP - Brasil.
csarti@uol.com.br de ser das políticas públicas não só de atendimento aos vitimados, mas também de prevenção e combate à violência, que incluem as áreas do Direito e da Segura...





Documentos relacionados