Estudar a religião a partir do corpo: algumas questões teórico-metodológicas Reportar como inadecuado




Estudar a religião a partir do corpo: algumas questões teórico-metodológicas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Caderno CRH 2011, 24 61

Autor: Miriam C.
M.
Rabelo


Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632183002


Introducción



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Rabelo, Miriam C.
M. ESTUDAR A RELIGIÃO A PARTIR DO CORPO: algumas questões teórico-metodológicas Caderno CRH, vol.
24, núm.
61, enero-abril, 2011, pp.
15-28 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632183002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Miriam C.
M.
Rabelo DOSSIÊ ESTUDAR A RELIGIÃO A PARTIR DO CORPO: algumas questões teórico-metodológicas Miriam C.
M.
Rabelo* INTRODUÇÃO Embora a temática do corpo não seja nova nas ciências sociais, tem sido alvo de especial atenção entre os estudiosos contemporâneos, notadamente a partir dos trabalhos de Michel Foucault e Pierre Bourdieu.
A tematização explícita do corpo na teoria social contemporânea recebeu impulso importante também da recuperação da fenomenologia (principalmente de MerleauPonty) por alguns cientistas sociais, na maioria antropólogos, e o termo corporeidade (embodiment) estabeleceu-se na literatura para enfatizar a dimensão encarnada – corporificada – da cultura e das práticas sociais (do conhecimento, das emoções, da moral, etc.).
Neste artigo, proponho empreender uma reflexão acerca de alguns dos caminhos analíticos que essa perspectiva pode abrir para o * Doutora em Ciências Sociais (Antropologia).
Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de PósGraduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Estrada de São Lázaro, 197.
Federação, Cep: 40.210-730.
Salvador, Bahia – Brasil.
mcmrabelo@uol.com.br estudo da religião.
Ao fazê-lo, pretendo também explorar algumas implicações e desdobramento...





Documentos relacionados