Sindicato, desenvolvimento e trabalho: crise econômica e ação política no abc Reportar como inadecuado




Sindicato, desenvolvimento e trabalho: crise econômica e ação política no abc - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Iram Jácome Rodrigues ;Caderno CRH 2013, 26 68

Autor: José Ricardo Ramalho

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632191002


Introducción



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Ramalho, José Ricardo; Jácome Rodrigues, Iram SINDICATO, DESENVOLVIMENTO E TRABALHO: crise econômica e ação política no ABC Caderno CRH, vol.
26, núm.
68, mayo-agosto, 2013, pp.
217-231 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632191002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SINDICATO, DESENVOLVIMENTO E TRABALHO: crise econômica e ação política no ABC José Ricardo Ramalho* Iram Jácome Rodrigues** DOSSIÊ José Ricardo Ramalho, Iram Jácome Rodrigues A intervenção de sindicatos no debate sobre estratégias de desenvolvimento econômico no Brasil pode ser considerada uma novidade no elenco das habituais demandas associadas às questões salariais e às condições de trabalho.
A tentativa de trazer para o espaço público as decisões normalmente tomadas em esferas privadas e a preocupação em avaliar os efeitos sociais dos projetos de investimento que atingem localidades e regiões têm exigido das entidades sindicais, com acúmulo político no mundo do trabalho, uma ação diferenciada de engajamento em disputas de poder e experiências institucionais inovadoras. O sindicato dos metalúrgicos do ABC paulista, pelo protagonismo que exerceu na luta * Doutor em Ciências Sociais (Ciência Política) e pósdoutorados na Universidade de Londres – UK – e na Universidade de Manchester – UK.
Professor titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Largo de São Francisco 1, sala 418, Centro.
Cep: 20051070 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
josericardorama...





Documentos relacionados