Gênese social do editor e as novas condições de produção do livro Reportar como inadecuado




Gênese social do editor e as novas condições de produção do livro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Caderno CRH 2015, 28 73

Autor: Antonio Paulino de Sousa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347641080014


Introducción



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil de Sousa, Antonio Paulino GÊNESE SOCIAL DO EDITOR E AS NOVAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO LIVRO Caderno CRH, vol.
28, núm.
73, enero-abril, 2015, pp.
215-230 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347641080014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Antonio Paulino de Sousa GÊNESE SOCIAL DO EDITOR E AS NOVAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO LIVRO Antonio Paulino de Sousa* Este artigo relaciona o problema da edição tradicional com as novas tendências no campo editorial e busca estabelecer as condições sociais de produção do livro.
O editor é um mediador entre o autor e o seu público.
Esta relação dialética entre editor e autor é importante para a compreensão do produto final que é o livro.
O editor exerce uma função crítica determinante no processo de construção, circulação e atribuição de novos significados.
Por essa razão fala-se em termos de escrita editorial, cuja atividade está sendo questionada pelas novas estratégias de leitura na Web.
O problema essencial é a filtragem na Web.
O gesto editorial continua sendo indispensável para a legitimação e validação científica dos discursos. INTRODUÇÃO Este artigo aborda um problema que não se resolve facilmente: as condições sociais de produção do livro e o poder do editor.
É complexa a relação entre o autor e o editor.
A sociologia da cultura contribui na elaboração deste problema ao relacionar a edição tradicional com as tendências contemporâneas no campo editorial.
Esta problemática é relativa ao papel histórico e social do editor que hoje é questionado pela edição na Web.
El...





Documentos relacionados