Que é artificação? Reportar como inadecuado




Que é artificação? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade e Estado 2007, 22 1

Autor: Roberta Shapiro

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339930888006


Introducción



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Shapiro, Roberta Que é artificação? Sociedade e Estado, vol.
22, núm.
1, enero-abril, 2007, pp.
135-151 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339930888006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O que é artificação? 135 QUE É ARTIFICAÇÃO? Roberta Shapiro* Resumo: Há um aumento constante na produção de arte na sociedade e na pesquisa sobre arte e cultura dentro das ciências sociais.
Conseqüentemente, parece apropriado propor a artificação como um campo novo para a Sociologia da Arte e da mudança social e cultural.
A artificação é a transformação da não-arte em arte. Isto consiste em um processo social complexo da transfiguração das pessoas, das coisas e das práticas.
A artificação não somente tem a ver com mudança simbólica, deslocamento de hierarquias e legitimidade, mas, implica, também modificações muito concretas nos traços físicos e nas maneiras das pessoas, nas formas de cooperação e organização, nos bens e nos artefatos que são usados, etc.
Esses processos redefinem os limites entre a arte e a não-arte, e reconstróem mundos sociais novos.
Neste artigo, são utilizados como exemplos de artificação o hip-hop, a fonografia, a gravura, a água-forte, o trabalho industrial e a arte primitiva. Palavras-chave: arte, artificação, mudança cultural, cultura, arte da mudança social, mudança cultural, cultura, mudança social. A artificação é a transformação da não-arte em arte.
A constatação do aumento geral da atividade artística e do dinamismo da produção em ciências sociais que lhe é consagrada nos encoraja a pro...





Documentos relacionados