De migrante a -interno-: uma leitura sociológica do processo de desvinculação social e psíquica Reportar como inadecuado




De migrante a -interno-: uma leitura sociológica do processo de desvinculação social e psíquica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade e Estado 2008, 23 3

Autor: Pedro de Andrade Calil Jabur

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339930894019


Introducción



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil de Andrade Calil Jabur, Pedro De migrante a “interno”: uma leitura sociológica do processo de desvinculação social e psíquica Sociedade e Estado, vol.
23, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
795-796 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339930894019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Resumos das teses e dissertações apresentadas no PPG-SOL-UnB 795 De migrante a “interno”: uma leitura sociológica do processo de desvinculação social e psíquica Pedro de Andrade Calil Jabur Curso: Doutorado em Sociologia Data da defesa: 3 de outubro de 2008 Orientador: Prof.
Dr.
Brasilmar Ferreira Nunes Resumo O presente estudo pretende, por meio de uma discussão teórica aliada a uma pesquisa de campo, reconstituir a trajetória de vida de indivíduos que migraram para Brasília e, posteriormente, apresentaram sintomas psíquicos graves, geralmente, de cunho psicótico, passando, a partir daí, a uma condição de internos em uma instituição psiquiátrica.
Primeiramente, a natureza do processo migratório, tanto no sentido histórico e econômico quanto, principalmente, no sentido individual, social e psíquico, é analisada como forma de contextualizar a discussão a respeito da trajetória de vida desse indivíduo migrante.
A observação do relato de vida desses indivíduos implica, primeiramente, a formulação de um conjunto de Sociedade e Estado, Brasília, v.
23, n.
3, p.
785-812, set.-dez.
2008 796 Resumos das teses e dissertações apresentadas no PPG-SOL-UnB desenvolvimento teórico que discutirá, mediante o estabelecimento da relação clássica ...





Documentos relacionados