Poder local em tocantins: domínio e legitimidade em arraias Reportar como inadecuado




Poder local em tocantins: domínio e legitimidade em arraias - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade e Estado 2008, 23 3

Autor: Magda Suely Pereira Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339930894015


Introducción



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Pereira Costa, Magda Suely Poder local em Tocantins: domínio e legitimidade em Arraias Sociedade e Estado, vol.
23, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
789-791 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339930894015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Resumos das teses e dissertações apresentadas no PPG-SOL-UnB 789 Poder local em Tocantins: domínio e legitimidade em Arraias Magda Suely Pereira Costa Curso: Doutorado em Sociologia Data da defesa: 15 de agosto de 2008 Orientadora: Profª.
Drª.
Mariza Veloso Motta Santos Sociedade e Estado, Brasília, v.
23, n.
3, p.
785-812, set.-dez.
2008 790 Resumos das teses e dissertações apresentadas no PPG-SOL-UnB Resumo Esta tese examina o poder local em Arraias, Tocantins, e descreve a dinâmica política e social vigente no município. Conforme argumento, trata-se de um município que, mesmo ao viver mudanças seculares, evidencia formas análogas ao que Max Weber descreve como os domínios tradicional e racional-legal e que são legitimadas pelo recurso de diferentes ordens sociais, a saber: a religiosa, a patriarcal, a da reciprocidade, a político-partidária e a governamental.
A base de dados é constituída por informações históricas, etnográficas e estatísticas e por um trabalho de campo que abrange a sede do município tocantinense de Arraias, como também o distrito da Canabrava e o povoado do Mimoso.
A partir da análise desse conjunto de dados, concluo que, em Arraias, o poder local é exercido pelos fazendeiros, normalmente políticos, oriundos de linhagens tradicionais que utilizam as diferentes ordens...





Documentos relacionados