Fundamentos da performance Reportar como inadecuado




Fundamentos da performance - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade e Estado 2014, 29 3

Autor: Richard Bauman

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339933514004


Introducción



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Bauman, Richard Fundamentos da performance Sociedade e Estado, vol.
29, núm.
3, septiembre-diciembre, 2014, pp.
727-746 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339933514004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Fundamentos da performance* Recebido: 26.11.13 Aprovado: 14.05.14 Richard Bauman** Resumo: Neste artigo, esboço as principais concepções de performance que têm norteado trabalhos linguisticamente orientados acerca do tema, suas origens e como se relacionam ou divergem.
Considero primeiramente o potencial pouco desenvolvido do trabalho orientado para a performance na sociolinguística variacionista, para depois examinar a performance enquanto exibição virtuosística, conforme tem se desenvolvido sobretudo na antropologia linguística.
Em seguida, foco a performance enquanto teatralidade, com atenção especial para a análise da ordem da interação, bem como a performance cultural como evento destacado e relevado que fornece uma perspectiva ricamente reflexiva sobre a cultura.
Concluo com uma discussão sobre a performance mediatizada e a produtividade do conceito de remediatização na redução da distância entre a performance copresente e a performance mediatizada. Palavras-chave: ordem da interação; performance; remediatização; teatralidade; exibição virtuosística. Introdução A s perspectivas linguisticamente orientadas começaram a ganhar espaço nos estudos brasileiros sobre performance, especialmente a partir das pesquisas e dos ensinamentos de Esther Jean Langdon, na Universidade Federal de Santa Catarina.
Mesmo assim, para muitos leitores...





Documentos relacionados