A esquerda, o estado, a economia: considerações em torno à crise socioeconômica hodierna Reportar como inadecuado




A esquerda, o estado, a economia: considerações em torno à crise socioeconômica hodierna - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade e Estado 2014, 29 2

Autor: Leno Francisco Danner

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339932122013


Introducción



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Danner, Leno Francisco A esquerda, o Estado, a economia: considerações em torno à crise socioeconômica hodierna Sociedade e Estado, vol.
29, núm.
2, mayo-agosto, 2014, pp.
587-606 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339932122013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A esquerda, o Estado, a economia: considerações em torno à crise socioeconômica hodierna Recebido: 12.02.13 Aprovado: 22.08.13 Leno Francisco Danner* Resumo: Argumenta-se, neste artigo, que o debate em torno à resolução da crise econômica hodierna aguçou novamente o conflito entre uma posição social-democrata, marcada pela ênfase no Estado de bem-estar social em suas funções de intervenção econômica e de integração material, e uma posição neoliberal ou neoconservadora, marcada pela defesa de uma autorreferencialidade das relações de produção e, neste caso, pela afirmação de que a crise econômica é causada por mecanismos estranhos ao âmbito econômico (de origem política ou normativa) que violam esta sua lógica autorreferencial.
Com isso, defende-se que, nestes primeiros anos do século XXI, a programática da esquerda, baseada na afirmação do Estado de bem-estar social, ganhou novo fôlego, escorada em amplo respaldo social, pondo em xeque princípios centrais do laissez-faire econômico e afirmando a diretiva política da evolução social. Palavras-chave: crise econômica; social-democracia; neoliberalismo; Estado; política forte. Considerações iniciais A crise socioeconômica hodierna levou a uma reconsideração positiva do papel do Estado enquanto instância ...





Documentos relacionados