Desigualdades regionais em educação: potencial de convergência Reportar como inadecuado




Desigualdades regionais em educação: potencial de convergência - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Luís Felipe Batista de Oliveira ;Sociedade e Estado 2014, 29 2

Autor: Marcelo Medeiros

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339932122012


Introducción



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Medeiros, Marcelo; Batista de Oliveira, Luís Felipe Desigualdades regionais em educação: potencial de convergência Sociedade e Estado, vol.
29, núm.
2, mayo-agosto, 2014, pp.
561-585 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339932122012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Desigualdades regionais em educação: potencial de convergência* Marcelo Medeiros ** & Luís Felipe Batista de Oliveira*** Resumo: O estudo analisa os fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil.
O interesse é, por um lado, em como diferenças nas características das populações afetam resultados educacionais e, por outro, em como peculiaridades regionais implicam distintas respostas educacionais a essas características.
Para isso é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos em todo o Brasil, a partir de dados da Pnad 2011.
Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de características observadas, respostas a essas características e fatores não explicados na predição da escolaridade conclui-se que as respostas às características são mais importantes que diferenças nas distribuições de características quando o objetivo é explicar desigualdades inter e intrarregionais.
Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência na direção das regiões em melhores condições. Palavras-chave: desigualdade educacional; estratificação educacional; desigualdade regional; federalização da educação. Introdução O objetivo deste ...





Documentos relacionados