Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular Reportar como inadecuado




Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Denise Lino de Araújo ;Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2011, 11 3

Autor: Elizabeth Maria da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339829636006


Introducción



Revista Brasileira de Linguística Aplicada ISSN: 1676-0786 rblasecretaria@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Brasil da Silva, Elizabeth Maria; Lino de Araújo, Denise Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular Revista Brasileira de Linguística Aplicada, vol.
11, núm.
3, julio-septiembre, 2011, pp.
705-725 Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339829636006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular Influence of the candidates’ literacy history in the mobilization of literacy practices in the composition test of the university entrance examination Elizabeth Maria da Silva* Universidade Federal de Campina Grande Campina Grande - Paraíba - Brasil Denise Lino de Araújo** Universidade Federal de Campina Grande Campina Grande - Paraíba - Brasil RESUMO: este artigo tem dois objetivos: (1) descrever o histórico de letramento dos candidatos (HL) ao vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e (2) analisar as associações entre a mobilização de práticas letradas nas redações de vestibular e o HL dos candidatos.
Os dados indicam que o histórico de letramento constituído por práticas do letramento escolar não se mostrou suficiente para que os candidatos atendessem às práticas letradas requeridas pelo exame.
No entanto, aqueles que demonstraram um HL pontuado por experiências de escrita adquiridas fora da escola atenderam de modo mais adequado ao que fora solicitado na produção textual. PALAVRAS-CHAVE: prova de r...





Documentos relacionados