Discursos sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores Reportar como inadecuado




Discursos sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2011, 11 3

Autor: Cristiane Carvalho de Paula Brito

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339829636003


Introducción



Revista Brasileira de Linguística Aplicada ISSN: 1676-0786 rblasecretaria@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Carvalho de Paula Brito, Cristiane Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores Revista Brasileira de Linguística Aplicada, vol.
11, núm.
3, julio-septiembre, 2011, pp.
633-651 Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339829636003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores Discourse(s) about the teaching of mother language in a language teacher education course Cristiane Carvalho de Paula Brito* Universidade Federal de Uberlândia - UFU 1 Uberlândia - Minas Gerais - Brasil RESUMO: Este artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna.
Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino. PALAVRAS-CHAVE: língua materna, formação de professores, gramática, imagens, análise do discurso. ABSTRACT: This article aims to analyze, taking the clash of voices into account, the images that pre-service language(s) teachers build in their discourse, concerning grammar and the teaching of their mother language.
We are anchored in the theoret...





Documentos relacionados