O processo decisório em um ambiente de informação contábil: um estudo usando a teoria dos prospectos Reportar como inadecuado




O processo decisório em um ambiente de informação contábil: um estudo usando a teoria dos prospectos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

EDSON RICCIO ; ALEXSANDRO BROEDEL LOPES ;Revista Base Administração e Contabilidade da UNISINOS 2008, 5 2

Autor: RICARDO LOPES CARDOSO

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337228635002


Introducción



Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS E-ISSN: 1984-8196 cd@unisinos.br Universidade do Vale do Rio dos Sinos Brasil LOPES CARDOSO, RICARDO; RICCIO, EDSON; BROEDEL LOPES, ALEXSANDRO O PROCESSO DECISÓRIO EM UM AMBIENTE DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO USANDO A TEORIA DOS PROSPECTOS Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol.
5, núm.
2, mayo-agosto, 2008, pp. 85-95 Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=337228635002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos 5(2):85-95, maio-agosto 2008 c 2008 by Unisinos O PROCESSO DECISÓRIO EM UM AMBIENTE DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO USANDO A TEORIA DOS PROSPECTOS THE FRAMING EFFECT IN THE ACCOUNTING INFORMATION SETTING: A STUDY BASED ON PROSPECT THEORY RICARDO LOPES CARDOSO ricardo.cardoso@mackenzie.br EDSON RICCIO elriccio@usp.br ALEXSANDRO BROEDEL LOPES broedel@usp.br RESUMO O presente estudo teve como propósito testar a existência dos erros de preferência previstos pela teoria dos prospectos em ambiente de decisões individuais com base em informações contábeis, e, de forma subjacente, testar o efeito da variável experiência profissional neste processo.
Para tanto, foi realizada uma pesquisa experimental com 120 indivíduos com e sem experiência profissional em processo decisório, avaliando a existência de quatro erros de escolhas.
Os resultados, apesar de iniciais, confirmaram a existência dos erros de preferência previstos na teoria, exceto quanto à aversão ao risco em situações de ganhos, bem como evidenciaram um efeito pequeno da variável experiência do decisor no pa...





Documentos relacionados