Concessão de opções de ações a funcionários: um problema contábil Reportar como inadecuado




Concessão de opções de ações a funcionários: um problema contábil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Base Administração e Contabilidade da UNISINOS 2008, 5 1

Autor: ALEXSSANDER DE ANTONIO NUNES

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337228634004


Introducción



Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS E-ISSN: 1984-8196 cd@unisinos.br Universidade do Vale do Rio dos Sinos Brasil NUNES, ALEXSSANDER DE ANTONIO CONCESSÃO DE OPÇÕES DE AÇÕES A FUNCIONÁRIOS: UM PROBLEMA CONTÁBIL Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, vol.
5, núm.
1, enero-abril, 2008, pp.
3241 Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=337228634004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos 5(1):32-41, janeiro-abril 2008 c 2008 by Unisinos CONCESSÃO DE OPÇÕES DE AÇÕES A FUNCIONÁRIOS: UM PROBLEMA CONTÁBIL STOCK OPTIONS PLANS FOR EMPLOYEES: AN ACCOUNTING PROBLEM ALEXSSANDER DE ANTONIO NUNES alexnunes1@uol.com.br RESUMO Os planos de incentivos atrelados a opções de ações são uma forma de remuneração variável, na qual é dada ao funcionário a oportunidade de participar da empresa como acionista.
A transferência de titularidade das ações envolve valores que são tratados pela contabilidade como despesa.
Normas a respeito da mensuração dos valores envolvidos e das formas de divulgação desses valores constam nos órgãos reguladores FASB e IASB.
No Brasil, a matéria é motivo de pareceres e recomendações da CVM, já que não existem regras explícitas exigindo a contabilização.
Este artigo apresenta as opções de ações como forma de remuneração e as regras de tratamento contábil afins.
No estudo empírico, foram selecionadas 15 companhias abertas nacionais, e as informações coletadas demonstram que há diferenças entre o que é divulgado para os órgãos reguladores e o mercado de capitais brasileiro e a reco...





Documentos relacionados