Pinhole: olhos noturnos na cidade Reportar como inadecuado




Pinhole: olhos noturnos na cidade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Roseli Nery ;Revista Digital do LAV 2008, 1 1

Autor: Fátima Borges

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337027033007


Introducción



Revista Digital do LAV E-ISSN: 1983-7348 revistadigitaldolav@ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Borges, Fátima; Nery, Roseli Pinhole: olhos noturnos na cidade Revista Digital do LAV, vol.
1, núm.
1, septiembre, 2008, pp.
1-15 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=337027033007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 1 Pinhole: olhos noturnos na cidade1 Fátima Borges2 Roseli Nery3 Resumo Este artigo trata da produção de fotografias noturnas por meio de câmeras pinhole.
Para confeccionar essas câmeras, utilizaram-se latas de mantimentos vedadas da luz que tiveram seu interior pintado de preto e um orifício com abertura controlável, sendo colocado no seu interior material fotossensível.
Com as pinholes foram produzidas fotografias noturnas da cidade de Rio Grande (RS), pela ação dos feixes de luz dos veículos em movimento e da iluminação pública, que foram capazes de sensibilizar o papel dentro da câmera.
Dessa forma, busca-se ter uma idéia da movimentação noturna da cidade através da avenida escolhida.
Nesse processo, o que se tem é o olhar do objeto sobre a rua, visto que, como a câmera pinhole por não possui visor, não há o olhar do fotógrafo, mas o olhar do objeto sobre as coisas, sugerindo que a câmera tem o seu próprio olhar.
O resultado são fotografias inesperadas, que apresentam áreas muito claras com pontos escurecidos que mostram a verdadeira imagem refletida dentro da câmera, que é invertida e negativa.
Estas mostram somente alguns pontos de luz e o rastro deixado pela passagem dos carros.
Ironicamente, tais imagens remetem à noção de dia contrapondo-se à idéia de noite. Palavras-chave: f...





Documentos relacionados